Edital de Economia Criativa está com inscrições abertas para projetos empreendedores e inovadores

Estão abertas até o dia 21 de janeiro as inscrições para o edital Economia Criativa, que vai apoiar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento da dimensão econômica da cultura, principalmente as que tragam ideias empreendedoras no âmbito do serviço criativo. O certame é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa) através do Fundo de Cultura da Bahia e prioriza propostas que tragam novos modelos de criação, produção, circulação, distribuição, consumo e/ou fruição de bens e serviços criativos. O valor global do edital é de R$ 600 mil, sendo que os projetos submetidos poderão ser contemplados com até R$ 100 mil.

“A diferença do edital Economia Criativa para os outros é que este não trabalha com linguagens, mas com um determinado aspecto da produção cultural. O projeto submetido pode abarcar qualquer setor da cultura, mas precisa ter como cerne a dimensão econômica, trazer formas e modelos inovadores de produzir, distribuir, circular os bens culturais”, explica a diretora de Economia Criativa, Carmen Lima. Por ser um edital transversal, ele contemplará iniciativas que abarquem setores como os de Patrimônio, Artes Performáticas, Artes Visuais e Artesanato, Livros e periódicos, Audiovisual, Música e Mídias Interativas, de Serviços criativos de base cultural, como serviços de arquitetura; design de moda, mobiliário, objetos pessoais, joias e industrial; e atividades de agências de publicidade e propaganda, entre outros.

“As propostas precisam ter caráter estruturante, ou seja, precisam mostrar que terá desdobramentos, efeitos a médio e/ou longo prazo, e não que sejam eventos isolados”, esclarece a diretora. Assim, serão escolhidas propostas que sejam executadas dentro das seguintes áreas prioritárias: ações de arranjos colaborativos (ações de produção colaborativa, redes solidárias de produção, distribuição e circulação de bens e serviços culturais, financiamentos coletivos e arranjos produtivos locais); modelos de produção circulação e difusão de bens e serviços criativos; e promoção de bens e serviços criativos.

Os interessados devem se inscrever até o dia 21 de janeiro e submeter suas propostas pela internet, através de cadastro no Sistema de Gerenciamento de Fomento à Cultura – Clique Fomento, disponível no site siic.cultura.ba.gov.br; ou por meio físico, enviando pelos Correios, por SEDEX, ou serviço similar, ou carta registrada com aviso de recebimento (AR), para Caixa Postal 2488, CEP 40.020-970, Salvador – BA. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s