Mapa Musical da Bahia estreia na Rádio Educadora FM

Com edições aos finais de semana, programa vai transmitir a diversidade da produção musical de todo o estado

Image

Estreia no dia 8 de fevereiro, na Rádio Educadora FM Bahia (107,5), o programa Mapa Musical da Bahia, que apresentará a obra de artistas integrados ao projeto homônimo, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Com duração de até cinco minutos, oprograma será veiculado aos sábados e domingos nos intervalos da programação da rádio, destacando um artista a cada edição. Antes do lançamento, o Especial das Seis do dia 4 de fevereiro (terça-feira), às 18 horas, será focado no assunto, explicando a iniciativa e tocando canções de talentos do estado. Esta inserção radiofônica é realizada em parceria com a Educadora FM, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), e com o Laboratório de Rádio da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA). Além de sintonizar o 107,5 FM, o ouvinte pode acompanhar os programas no site www.educadora.ba.gov.br.

“O panorama revelado pelas inscrições mostra que existe a necessidade de investimento prioritário na difusão do material fonográfico baiano. O programa na rádio é mais uma ação para distribuir a música de diversos cantos da Bahia”, diz Cassio Nobre, coordenador de Música da FUNCEVB, em referência ao cenário identificado através do Mapa Musical, projeto que busca mapear, reconhecer e promover a difusão do trabalho de artistas da música atuantes em todos os territórios da Bahia. Para tanto, desde 2012, realiza convocações públicas e mobilização da classe para o cadastramento.

Também fruto do projeto, já está no ar, desde agosto passado, o Portal Mapa Musical da Bahia(www.fundacaocultural.ba.gov.br/mapamusical), plataforma online que reúne 441 faixas e informações sobre 250 artistas/bandas, divididos nos seis macroterritórios do estado. Eles foram indicados por uma curadoria especializada dentre 995 músicas de 518 compositores inscritos na primeira etapa do projeto. “A comissão de seleção escuta todas as músicas inscritas e identifica o potencial criativo das obras musicais e dos compositores e artistas, independentemente de gosto ou preferências musicais pessoais”, explica Cassio, reiterando a diversidade de estilos, estéticas e expressões encontradas no acervo, que agora entrará nas ondas do rádio.

Mapa Musical da Bahia, em seu fundamento, está estruturando um conhecimento mais amplo da realidade produtiva da música baiana, dando subsídios que vêm servindo de base para o planejamento de ações que incentivem o desenvolvimento do setor, que se destaca como um rico celeiro de talentos que precisam ser identificados e estimulados. Aliado às possibilidades de motivar realizações que beneficiem todo este campo, o Mapa Musical investe em propostas de difusão para uma seleção dos trabalhos, tais como este novo programa e o site.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s