Aberta seleção para residência artística de escritores no Instituto Sacatar

Parceria entre FUNCEB e Sacatar objetiva aumentar participação de artistas literários da Bahia no programa internacional do Instituto

Imagem

Até o próximo dia 19 de maio, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), recebe inscrições de propostas para residência artística de escritores no Instituto Sacatar, que dirige um programa internacional de residência na sua sede, localizada na Ilha de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador. Através de uma avaliação técnica que visa ao desenvolvimento da literatura baiana, a FUNCEB vai realizar uma pré-seleção, de modo que o Sacatar poderá definir o nome daquele que terá oportunidade de realizar seu projeto entre 4 de agosto e 29 de setembro deste ano. A ação objetiva promover o estímulo à produção literária da Bahia e a interação do artista selecionado com artistas de outros estados e países, também residentes no Instituto, contribuindo para o aperfeiçoamento desta cena. O regulamento da chamada e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da FUNCEB: www.fundacaocultural.ba.gov.br.

 A participação é aberta exclusivamente para pessoas físicas, maiores de 18 anos, residentes na Bahia. Para se inscrever, o candidato deverá enviar por e-mail o formulário de inscrição preenchido e uma carta de intenção, justificando o interesse da residência, conforme instruções detalhadas no regulamento. A seleção terá como critérios a relevância da atividade a ser realizada no panorama da produção literária contemporânea, a adequação do projeto ao histórico de atuação do candidato, a contribuição do projeto para a difusão e valorização da produção cultural da Bahia, a objetividade e a viabilidade da proposta, bem como o potencial mobilizador e de integração do inscrito entre a arte e o público.

O Instituto Sacatar, que vai entrevistar os aprovados e definir o classificado final a partir da pré-seleção, ficará responsável por prover ao selecionado transporte até Salvador (caso resida em outra cidade), acomodações de hospedagem e um estúdio individual, ambos na sua sede, além de todas as refeições (com exceção de sábado à noite, domingo e feriados), não havendo remuneração ou outras formas de auxílio financeiro. A comissão de seleção da primeira fase de triagem e o Instituto se reservam ao direito de decidir por não aprovar nenhuma das propostas, caso não atendam aos seus critérios.

 O Sacatar e a parceria com a FUNCEB – Iniciado em 2001, o Instituto Sacatar (www.sacatar.org) é a primeira residência internacional para artistas estabelecida no Brasil e uma das maiores da América Latina, propiciando a indivíduos criativos o espaço e o tempo livre para desenvolverem novos trabalhos. Suas metas são oferecer um lugar onde artistas possam conviver e criar; facilitar a interação e a colaboração dos artistas com a comunidade; aumentar a visibilidade e o impacto cultural da cidade e da nação; e estimular a arte que nos remete ao ponto onde ela nasceu: o silêncio profundo diante de toda a criação.

 Esta parceria com a FUNCEB vem tentar reverter o fato de que a participação de artistas locais neste processo vem sendo aquém do esperado, especialmente na área da literatura. O artista selecionado terá condição de estar inserido em um ambiente voltado única e exclusivamente para a produção. O contato com artistas oriundos de outros estados e países promoverá o intercâmbio de ideias e técnicas, podendo repercutir em futuros projetos realizados por esses agentes. Assim, a parceria poderá contribuir, ainda, para a difusão da produção literária baiana no âmbito internacional, para o estímulo à indústria editorial baiana, preparando as editoras para o processo de internacionalização, e para uma maior articulação entre o governo, as editoras e instituições artísticas privadas.

 Seleção de propostas de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar

Inscrições: até 19 de maio de 2014

Regulamento e formulário de inscrição disponíveis em: www.fundacaocultural.ba.gov.br

Informações: literatura.funceb@funceb.ba.gov.br | 71 3324-8507

Realização: Instituto Sacatar/ FUNCEB/ SecultBA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s