Encontro de Pontos de Cultura da Bahia reúne mais de 200 entidades culturais em Salvador

unnamed (2)

TEIA Bahia 2014 mobilizará cerca de mil pessoas entre 8 e 10 de maio, no Centro Histórico, para discutir os rumos e desafios do programa federal Cultura Viva

De 8 a 10 de maio, Salvador receberá representantes de mais de 200 Pontos de Cultura do Estado e mobilizará cerca de mil pessoas no evento TEIA Bahia 2014. Trata-se do II Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Bahia, que acontecerá em 18 espaços do Centro Histórico. A programação, inteiramente gratuita, inclui fórum, audiência pública, mesas temáticas, apresentações artísticas e culturais, feira criativa, além de oficinas de formação em diversos segmentos. O encontro tornou-se o principal espaço de diálogo da Rede e um dos principais instrumentos para discutir os rumos e desafios do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC).

Realizada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em articulação com a Comissão Estadual de Pontos de Cultura da Bahia, a TEIA Bahia 2014 vai eleger representantes do Estado para a “Teia Nacional da Diversidade 2014”, que ocorrerá entre os dias 19 e 24 de maio na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Os Pontos de Cultura são entidades espalhadas pelo Brasil que desenvolvem projetos em variadas expressões culturais. Eles se tornaram fundamentais para dar visibilidade à produção e à diversidade artística e cultural de milhares de municípios espalhados pelo interior do Brasil.

“O Programa Cultura Viva está presente em todo o país, já são mais de cinco mil Pontos de Cultura no Brasil. Este é um importante programa para a política cultural brasileira, reconhecido e copiado por outros países. As Teias estaduais e a nacional representam um espaço privilegiado de reflexão, discussão e amadurecimento deste programa. A Bahia, como o primeiro estado a acolher o Cultura Viva, fará o seu papel e levará contribuições relevantes para a Teia Nacional”, afirma o secretário de cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim.

Além de propor a articulação entre os agentes culturais de diversos territórios culturais, a TEIA Bahia 2014 possibilitará aos Pontos exibirem seu potencial à sociedade, compartilhar idéias e criar oportunidades de intercâmbios culturais e estreitamento de laços. O nome Teia foi dado ao encontro justamente por possibilitar a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre gestores, instituições e sociedade em geral no campo da cultura. Há Teias acontecendo em todos os estados brasileiros desde meados de 2013.

Para a diretora de Cidadania Cultural da SecultBA, Gleise Oliveira, o tema da TEIA, “Encantos e Encontros”, reflete o que é esperado para os três dias de programação. “É, de fato, um importante momento para Encantos e Encontros. Será um espaço privilegiado de trocas, de contatos, para estabelecer vínculos e fortalecer esta rede de entidades culturais da sociedade civil que desenvolvem um importante trabalho de promoção do acesso, formação, preservação e memória da diversidade cultural baiana”, afirma.

Integrante da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura do Estado da Bahia (CEPdC-BA), Lula Dantas espera que a TEIA Bahia 2014 dê visibilidade aos Pontos e discuta as contrapartidas e questões conceituais do Programa Cultura Viva. “O que esperamos é concretizar o nosso sonho de ter uma gestão compartilhada do Programa e a renovação da participação social”, diz. O evento é gratuito, com vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever no Palácio Rio Branco, na Praça Thomé de Souza, S/N – Centro, nos dias 8, 9 e 10 de maio.

Programação:

  • Fórum dos Pontos de Cultura: espaço político do encontro, voltado preferencialmente para os presidentes das instituições ou coordenadores dos Pontos. Ao final, serão eleitos os novos membros da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura (CEPdC) e os Pontos de Cultura que representarão a Bahia na Teia Nacional.
  • Oficinas de Cultura Digital (20h): acontecerão cinco oficinas de comunicação utilizando software livre nas seguintes modalidades: Design e artes gráficas; Filmagem e edição em software livre; Fotografia; Gravação e Mixagem de Áudio e Transmissão ao vivo via internet. As oficinas serão ministradas pelo iTEIA – Instituto Intercidadania.
  • Oficinas de Linguagem (20h): acontecerão seis oficinas de arte com as linguagens arte-educação; artes cênicas; metodologia da pedagogia griô; capoeira; xilo-cordel e técnicas de som e iluminação.
  • Rodas de Conversa: acontecerão cinco rodas de conversas com os seguintes temas: Políticas e Sustentabilidade da Cultura; Cultura de Redes; Políticas Culturais para a Infância e Juventude; Políticas para as Culturas Populares; Cultura e Educação.
  • Feira Criativa Pontos de Cultura – acontecerá durante os dias 09 e 10 de maio das 9 às 21h, no Cruzeiro de São Francisco/Pelourinho. Serão disponibilizados 27 stands, um por Território de Identidade, para que os Pontos de Cultura apresentem e comercializem seus produtos.

Pontos de Cultura e TEIA 2014

Os Pontos de Cultura são entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, selecionadas a partir de edital público, que assinam convênio com o Governo do Estado e/ou o Governo Federal para desenvolver, durante três anos, projetos culturais de sua própria autoria. Os Pontos podem reunir variadas atividades como música, dança, teatro, artes visuais, literatura, circo, audiovisual, memória, culturas populares, cultura afro, sertaneja, indígena, dentre outras.

A TEIA foi criada para fortalecer o Programa Cultura Viva na Bahia e tem como objetivos possibilitar o compartilhamento de métodos e tecnologias que potencializem a atuação em rede; promover o diálogo entre a sociedade civil e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia sobre o Sistema Estadual de Cultura e o Programa Cultura Viva; propiciar a realização do Encontro do Fórum dos Pontos de Cultura da Bahia e a plenária de eleição da nova Comissão Estadual de Pontos de Cultura da Bahia; realizar a eleição dos Pontos de Cultura que representarão a Bahia na Teia Nacional e divulgar os resultados dos Pontos de Cultura da Bahia para a sociedade.

Serviço
O quê: TEIA Bahia 2014 – II Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Bahia
Quando: De 08 a 10 de maio de 2014
Onde: 18 espaços do Centro Histórico de Salvador
Programação completawww.cultura.ba.gov.br/teia2014
Evento gratuito. Vagas limitadas.
Inscrições: O credenciamento pode ser feito no Palácio Rio Branco, na Praça Thomé de Souza – Centro; nos dias 8 e 9/05, das 8h às 18h, e no dia 10/05, das 8h às 12h.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s