Projeto Escutas Culturais promoverá debate entre poder público e conselhos do Recôncavo

Para discutir temas culturais ligados às cidades do Recôncavo, foi lançado o projeto Escutas Culturais, que tem o objetivo de promover debates entre o poder público, os conselhos municipais de cultura e a sociedade civil. A proposta foi apresentada nos dias 23, em Saubara, e 24 de abril, em São Felipe, durante o Encontro de Dirigentes de Cultura do Recôncavo.

A representante territorial do Recôncavo, Shagaly Ferreira, acredita na relevância desse projeto para as localidades que precisam de um diagnóstico para conduzir os seus Planos Municipais de Cultura.  “Percebemos a importância de a cultura estar sempre em debate nos municípios, o que muitas vezes só ocorre nas Conferências Municipais de Cultura, a cada dois anos. A proposta das Escutas Culturais é que sejam lançados temas, a partir da realidade cultural do município, para serem colocados em debate. Não há formato fixo como nas conferências”, explica.

O projeto foi apresentado no Encontro de Dirigente, porém, ainda é preciso detalhes de como irá funcionar em cada município. “Nem sempre o diálogo entre a sociedade civil e poder público se dá com muita frequência e fluência, então, foi lançada a proposta das Escutas Culturais como um mecanismo para fomentar esse debate, para que ele seja, de fato, produtivo, e que possa elencar ações efetivas”, ressalta Shagaly.

Os próximos encontros no território ocorrerão no mês de maio, nas cidades de São Félix, Governador Mangabeira, Santo Antônio de Jesus e Dom Macedo Costa. Em todas haverá como tema principal os Sistemas Municipais de Cultura.

O diretor de Cultura do município de São Francisco do Conde, Antônio Brandão, ressalta a importância desse projeto e faz um chamado para próximas discussões: “A partir das Escutas, conseguiremos mapear as demandas mais significativas para a população no âmbito da cultura, e isso servirá de ponto de partida para a organização do Plano. Esse projeto será debatido na próxima reunião com o Conselho Municipal”, diz.

EVENTO – O Encontro de Dirigentes de Cultura do Recôncavo contou com a presença de representantes dos municípios de Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Conceição do Almeida, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira e São Francisco do Conde.

Além de lançar o projeto Escutas Culturais, o evento colocou em questão a implementação do Sistema Municipal de Cultura e os desafios da gestão cultural. Na ocasião, também foi debatido a interação entre os conselhos de cultura e a importância da presença da sociedade civil no processo cultural do território.
SERVIÇO

Calendário das Escutas Culturais
06 de Maio – São Félix, Casa de Cultura Américo Simas
07 de Maio – Governador Mangabeira, Centro Cultural Esportivo Antônio Ferreira de Souza
20 de Maio – Santo Antônio de Jesus, Biblioteca Municipal Denise Tavares
21 de Maio – Dom Macedo Costa, Câmara de vereadores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s