A IV Caravana Cultural chega ao município de Canudos

A quarta-feira da IV Caravana Cultural da SecultBA começa desbravando o sítio histórico e arqueológico do Parque Estadual de Canudos (PEC). Apesar da triste história do local, as suas belas locações também são fonte de reflexão e contemplação. “Uma história tão bonita não deve ser lembrada apenas como um palco de massacre, mas como um símbolo de luta social, de resistência da população sertaneja”, coloca o prefeito de Canudos, Genário Alcântara. Nossa conversa no PEC ocorreu no ponto estratégico Alto da Favela, tendo como trilha sonora o artista local Bião de Canudos, interpretando músicas em homenagem ao município. “O Alto da Favela é um ponto estratégico pois aqui foi colocada a matadeira para atingir Canudos, daqui os canhões eram disparados devido à visão frontal do arraial conselheirista”, explica Luiz Paulo Neiva, coordenador do Parque e professor da Universidade Estadual da Bahia.

De lá seguimos para o Memorial Antônio Conselheiro, que visa preservar e perpetuar este momento tão significativo na história do país. O Memorial abriga duas exposições, com curadoria por Claude Santos. Uma delas, intitulada Imagens de Canudos, apresenta uma síntese do trabalho de alguns artistas que tiveram a Guerra de Canudos como fonte de inspiração para suas obras, sejam elas do Brasil ou do exterior e que buscaram, com seus trabalhos, resgatar a história do povo do Arraial de Canudos. A outra exposição, Euclydes da Cunha em Canudos, mostra o cotidiano de Euclydes da Cunha no palco da Guerra de Canudos, tendo como fonte seus escritos e desenhos.

No auditório do Memorial, a equipe da SecultBA assistiu à Mostra Cultural, onde foi apresentado um trecho da emocionante peça Melelego, que retrata a Guerra de Canudos. A peça é dirigida por Carlos Carneiro da Cia Teatral de Canudos, grupo que faz parte do projeto social Canudos Desenvolvimento Sustentável Local.

Imagem

Encenação da Peça Melelengo da Cia Teatral de Canudos (Fotografia: Ricardo Prado)

Imagem

Equipe da SecultBA no Parque Estadual de Canudos (Fotografia: Ricardo Prado)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s