A SecultBA chega à cidade de Monte Santo

Na segunda parte do dia da IV Caravana Cultural SecultBA Sertão Baiano, seguimos viagem para o município de Monte Santo, famoso pelo turismo religioso. Do ponto de encontro no Centro de Lazer Amélia Andrade, fomos à Fundação Galdino Andrade Museu do Sertão, sediada numa casa construída em 1902 por Galdino Andrade, mais conhecido como Coronel Galdino, personagem de grande influência na época.

O museu estava em estado de abandono e foi reformado em 1981, como explica Amélia Rodrigues, Diretora de Cultura do município e neta de Coronel Galdino: “A casa estava caindo as pedaços, fizemos um acordo com o então prefeito da época Antônio Cordeiro de Andrade, e a reforma aconteceu em 1981 para a abertura do museu, mas precisamos desenvolvê-lo. Queremos que aqui seja um museu apenas da Guerra de Canudos e abriríamos outro para o Sertão. Aqui em Monte Santo se concentra muita história, religiosidade e cultura da região. Monte Santo servia de passagem e ponto de parada durante a Guerra de Canudos.”

O acervo do museu conta com armas, fotografias, esculturas e pinturas, entre outros itens em sua maioria provenientes da Guerra de Canudos.

Do museu, partimos para o Santuário da Santa Cruz de Monte Santo, patrimônio histórico e arquitetônico nacional e grande responsável pelo turismo religioso de Monte Santo. As escadarias íngremes de quase 4 km de comprimento são construídas em pedra e, ao longo do caminho, encontram-se 23 capelas que representam os quadros da Via Sacra de Cristo.

Também visitamos a antiga prefeitura, hoje funcionando como uma Biblioteca Municipal. Nos tempos da Guerra de Canudos, o prédio servia de prisão para o Exército Brasileiro.

Imagem

Seu Januário, antigo morador da região no Museu do Sertão (Fotografia: Ricardo Prado)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s