Conselho Estadual de Cultura da Bahia prepara Sessão Solene em homenagem póstuma a João Ubaldo Ribeiro

10172606_679770945436403_6607187505080626739_n

O Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC-BA) realizará nesta quarta-feira, 30, às 14h, uma Sessão Solene em homenagem póstuma ao escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. O evento, aberto ao público, ocorrerá no auditório Nilda Spencer, na sede do órgão. Entre convidados especiais, a sessão também contará com a presença da filha do escritor, Emília Ribeiro.

Na mesa de abertura, a participação será do secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, o presidente interino do CEC, Araken Vaz Galvão, o presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB) Aramis Ribeiro Costa, o teatrólogo Gil Vicente, a coordenadora de literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) Milena Britto e os escritores Joaci Góes e Carlos Ribeiro. Todos confirmaram presença. Cada convidado falará por 15 minutos e, em seguida, o público poderá se manifestar.

Em nota de pesar do CEC, Araken Vaz Galvão, diz que foi a perda de um escritor único. “Mesmo que em algum momento se pudesse divergir de suas palavras em textos políticos publicados em jornais, jamais se podia desconhecer a finura dos seus escritos, bem como o seu inalienável direito de externá-los”, comenta.

Para Albino Rubim, João Ubaldo Ribeiro continuava uma tradição de grandes escritores da Bahia por ser muito vinculado à cultura da Bahia e do Brasil. “Um livro como ‘Viva o Povo Brasileiro’ é bastante expressivo, nesse sentido. Destaco ainda ‘Sargento Getúlio’, que considero um primor, uma literatura de densidade dramática, tanto que depois foi adaptado com brilho para o teatro. Além de ser um escritor ligado ao povo brasileiro, foi jornalista e professor. Como diria Mário de Andrade, um ser múltiplo, com várias atuações, sempre com muita competência e altíssima qualidade”, declara.

Também compartilha deste pensamento, Aramis Ribeiro, que vê em João Ubaldo uma figura como um dos maiores nomes da literatura brasileira. “Sua obra, de altíssima qualidade, tem uma penetração internacionalmente. Sabemos da dificuldade de reconhecimento do escritor e Ubaldo é um dos poucos que conseguiu esse reconhecimento, principalmente na Europa”, assinala.

O ESCRITOR – Nascido em Itaparica (BA), João Ubaldo Ribeiro faleceu aos 77 anos, na madrugada do último dia 18, no Rio de Janeiro. Jornalista, membro da Academia de Letras da Bahia e da Academia Brasileira de Letras, o escritor é considerado um dos nomes mais brilhantes da literatura contemporânea com obras consagradas como Viva o Povo Brasileiro (1984), a A Casa dos Budas Ditosos (1999) e Sargento Getúlio (1971). Seus livros constam na maior parte das listas dos cem melhores romances brasileiros do século e foram traduzidos em doze línguas.

Dentre as premiações recebidas ao longo de sua carreira, destacam-se o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa, dois prêmios Jabuti de literatura, e duas premiações na Alemanha e na Suíça.

CONVIDADOS

Albino Rubim – Secretário de Cultura da Bahia, professor – doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em política cultural. Tem mais de dez livros publicados com pesquisas e reflexões sobre as políticas culturais brasileiras e da Bahia, além de dezenas de artigos. Acompanha as formulações de políticas públicas de cultura desde a criação do Ministério da Cultura, em 1985. Foi um dos criadores do curso de graduação em Produção Cultural da UFBA, um dos primeiros da área no país, em 1996.

Araken Vaz Galvão – Escritor e presidente interino do CEC, tem como repertório mais de 40 títulos, entre romances, poesia e livros de contos, crônicas, história e cultura popular. Sua produção engloba ainda ensaios e apoio a livros de jovens escritores. É autor das peças de teatro Apenas una Mujer e A Fossa, escritas em espanhol e levadas a Lima, no Peru. É correspondente da Revista da Academia de Letras do Recôncavo da Bahia.

Aramis Ribeiro Costa – Escritor, foi membro do CEC e é presidente da ALB. Médico pediatra formado pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e licenciado em Letras Vernáculas com Inglês pelo Instituto de Letras da Universidade Católica do Salvador. Começou sua carreira na literatura ainda aos 15 anos publicando fábulas, crônicas e contos, semanalmente, na página infantil do jornal A TARDE.

Carlos Ribeiro – Jornalista, ficcionista e doutor em literatura pela UFBA. É membro da Academia de Letras da Bahia e professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – ( UFRB) onde desenvolve projetos de pesquisa na área do jornalismo literário. É autor de diversas obras, dentre elas, Um Século de Jornalismo na Bahia – 1912- 2012 e O Visitante Noturno.

Gil Vicente – Doutor em Artes Cênicas pela UFBA, é um dos fundadores do grupo Teatro NU, que em 2011, estreou Sargento Getúlio, a partir da obra de João Ubaldo Ribeiro, que completava 70 anos nesta época.

Joaci Góes – jornalista e imortal da ALB, foi relator do Código de Defesa do Consumidor. Dentre suas obras literárias de destaque está A Anatomia do Ódio, de 2009. É empresário e ex-deputado federal constituinte.

Milena Britto – Coordenadora de literatura da Funceb, é doutora em Literatura Brasileira e professora adjunta da UFBA. Integra os projetos de pesquisa Rasuras: Práticas de Leitura e Escrita e Dois Finais de Séculos na Bahia: Cenas de Mulheres. Atua na área de gênero, relações identitárias, literatura, cinema e estudos contemporâneos.

*Créditos das Fotos:

Foto Araken e Albino e Foto Sede do CEC: ASCOM/CEC

Foto Aramis Ribeiro : Arquivo ALB

Serviço:

O quê: Sessão Solene em homenagem póstuma ao escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro

Quando: 30/07/14
Horário: 14h
Onde: Auditório do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, anexo ao Palácio da Aclamação, Campo Grande, Salvador-Bahia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s