SecultBA anuncia vencedores da Comenda do Mérito Cultural

unnamed (1)

As 30 personalidades e instituições

receberão a homenagem no Dia da Cultura,

05 de novembro, em evento no Teatro Castro Alves

 Trinta representantes da cultura da Bahia receberão, no Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, a Comenda do Mérito Cultural. A homenagem, concedida pela primeira vez pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, visa reconhecer personalidades e instituições que contribuíram com a valorização da cultura no estado. São dez integrantes de cada uma das três categorias: Júnior, Sênior e Póstuma. O evento no Teatro Castro Alves terá direção de Elísio Lopes Júnior e irá reunir diversas linguagens artísticas em um espetáculo multimídia.

“Buscamos reconhecer e homenagear personalidades e entidades – sejam baianas, brasileiras e estrangeiras – que desenvolveram a cultura na Bahia. O reconhecimento e a homenagem são simultaneamente um dever, um modo de legitimação necessário à dinâmica cultural e uma maneira de estimular todos aqueles que, nos mais diversos campos, trabalham e engrandecem a cultura na Bahia. A Comenda foi imaginada de forma participativa, garantindo a toda comunidade cultural e sociedade baiana a possibilidade de indicar nomes, mas também rigorosa e democrática, pois a seleção final foi realizada com base nos nomes indicados por comissão qualificada composta por representantes de relevantes instituições culturais da Bahia, além da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”, afirma o secretário de cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim.

Na categoria Júnior, destinada a personalidades ou instituições em ascensão no cenário cultural, receberão a Comenda a Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – ACBANTU, o dramaturgo, escritor e ator Aldri Antonio Alves da Anunciação, o poeta e escritorAleilton Fonseca, o músico Carlinhos Brown, o centro de conhecimento, cultura e inclusão social Cidade do Saber, localizado em Camaçari, o Circo do Capão, o diretor teatral Fernando Guerreiro, atual diretor da Fundação Gregório de Mattos, a atriz e cantora Laila Garin, o maestro Ricardo Castro e a Orquestra Santo Antônio, de Conceição do Coité.

A categoria Sênior, que contempla nomes já consolidados e de relevância incontestável para a cultura baiana, terá como agraciados a Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, o professor e historiador Cid Teixeira, o músico Elomar Figueira Mello, o escultor, curador e museólogo Emanoel Alves de Araújo, o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, o professor e cineasta Guido Araújo, aIrmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, a ialorixá e escritora Mãe Stella de Oxóssi, a escritora e poeta Myriam Fraga e o Teatro Vila Velha.

Já a categoria Póstuma, que deverá ser entregue aos familiares dos agraciados, inclui personalidades de reconhecida atuação em prol da cultura baiana: o arquiteto Diógenes de Almeida Rebouças, o músico Dorival Caymmi, o médico e criador e reitor da então Universidade da Bahia, Edgard Santos, o cineasta Glauber Rocha, o escritor João Ubaldo Ribeiro, o escritor Jorge Amado, o artista plástico, escritor e sacerdote afro-brasileiro Mestre Didi, os mestres fundadores da Capoeira Pastinha e Bimba, o geógrafo Milton Santos e o produtor, dramaturgo e ator Ruy Cezar.

Para homenagear os 30 agraciados com a Comenda, o diretor Elísio Lopes Júnior está preparando uma “performance plástico-musical”, através das diversas sonoridades e estéticas da Bahia. “No meu entender, os homenageados estarão no palco para serem homenageados e aplaudidos. O que eles tinham que fazer, dizer e criar já está feito. Então eles serão trazidos à cena para receberem suas Comendas sob o olhar e o aplauso da plateia, e o nosso papel é preparar essa cena para recebê-los. O verdadeiro espetáculo é a obra desses criadores geniais”, antecipa Elísio Lopes.

O espetáculo contará com uma instalação plástica especialmente concebida por Renata Mota, coreografia de Zebrinha, direção musical de Jarbas Bittencourt, iluminação de João Batista, figurinos de Zuarte Jr e Carine Cedrashi, e trabalho de VJ de Gabiru.

Continue lendo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s