I Encontro de Pontinhos de Cultura da Bahia defende o Direito de Brincar

Pontinhos de Cultura_4_

 

“Pelo Direito de Brincar” é o mote central do I Encontro de Pontinhos de Cultura da Bahia, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Salvador. Realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), o evento reunirá pela primeira vez as instituições contempladas pelo Edital nº 01/2012. Em pauta estarão temas como Culturas da Infância, ludicidade e formação de redes.

Cada uma das 53 instituições premiadas como Pontinhos de Cultura deve enviar representantes para participar do Encontro, que tem como objetivo principal o fomento à construção da rede de Pontinhos de Cultura do Estado da Bahia a partir de atividades de formação, intercâmbio e articulação entre os premiados. “A realização do Encontro é fundamental para estimular o contato entre as instituições que atuam com as culturas da infância e juventude na Bahia e facilitar as trocas entre elas”, pontua Gleise Oliveira, Diretora de Cidadania Cultural da SecultBA, setor que conduz as iniciativas do programa Cultura Viva no estado.

Para a diretora, a premiação simbólica dos 53 Pontinhos reafirma o valor de manter políticas para a cultura com foco nas crianças e adolescentes. “Colocar em discussão o direito de brincar, independente da idade que se tem, é ratificar a importância dos saberes e fazeres da infância e o que isso nos  agrega ao longo da vida. Para nós, fazer esse encontro é uma conquista”, comemora Gleise.

Os dois dias de programação têm finalidades distintas. O primeiro é aberto ao público e tem cunho mais lúdico, com sarau, declamação de poesias e entrega simbólica dos prêmios pela manhã, com as participações do Secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, e da etnomusicóloga e pesquisadora referência na área de Cultura para a Infância, Lydia Hortélio. À tarde, as atividades concentram-se em torno do debate sobre o “Direito de brincar”, com participação de convidados e a exibição do filme “Tarja Branca”. O segundo dia é voltado para a capacitação dos Pontinhos e dividido em dois momentos: pela manhã será realizada a “Oficina de Cocriação Lúdica” pela Transludus- Ludicidade e Desenvolvimento Criativo e à tarde, o “Laboratório para Formação da Rede de Pontinhos de Cultura da Bahia”.

Em homenagem ao cartunista Antônio Cedraz, criador da turma do Xaxado, pela relevância da sua obra para a Cultura da Infância, toda a identidade visual do encontro será estampada com seus desenhos, gentilmente cedidos por sua família.

Sobre Pontinhos de Cultura da Bahia

Os Pontinhos de Cultura são instituições de direito privado sem fins lucrativos, reconhecidas através de premiação após seleção pelo Edital n° 01/2012. O referido Edital destinou-se à concessão de prêmios a entidades no Estado da Bahia com iniciativas relacionadas aos saberes e fazeres da Cultura da Infância e da Adolescência. Esse prêmio tem como objetivo o fortalecimento dos direitos da criança e do adolescente para a construção de uma política nacional de transmissão e salvaguarda da Cultura da Infância e da Adolescência. Foram selecionadas 53 iniciativas, conforme portaria n° 173/ 2013 publicada em Diário Oficial do Estado, com direito a prêmios no valor individual bruto de R$18 mil (dezoito mil reais) para a realização das atividades.

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) foi escolhida como local do Encontro devido à sua identificação com a proposta e tema do evento. Desde 1950 a Biblioteca promove o incentivo à leitura e atividades lúdicas a milhares de crianças que frequentam diariamente as suas salas. Revistas infantis e histórias em quadrinhos juntam-se às enciclopédias e almanaques em um acervo com mais de 25 mil obras e a um infocentro, que permite navegar também nas informações e leituras do mundo digital. Clubes de leitura, concursos, lançamentos de livros, projeção de filmes e vídeos, exposições, teatro, grafite, recitais de poesias e oficinas de arte, tem permitido que, ao longo dos anos, a BIML tenha se tornado importante referência da literatura infantil na Bahia.

PROGRAMAÇÃO*:

16 de outubro de 2014 (quinta-feira)

Programação aberta ao público

 09h – Abertura Oficial

Participações:

  • Albino Rubim (Secretário de Cultura da Bahia)
  • Lydia Hortélio (Pesquisadora e Etnomusicóloga)

10h – Premiação Simbólica

14h – Exibição do filme “Tarja Branca”

16h – Discussão sobre o Direito de Brincar, a partir da perspectiva do filme

Participações:

  • Ilka Bichara (Diretora do Instituto de Psicologia da UFBA e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Brincadeiras e Contextos Culturais)
  • Irenilda Nunes (representante do Pontinho de Cultura Culturart)
  • Sálua Chequer (Musicista, arte-educadora, Pesquisadora de Cultura Popular, colecionadora de  brinquedos populares)
  • Gleise Oliveira (Diretora de Cidadania Cultural da SecultBA – mediação)

 17 de outubro de 2014 (sexta-feira)

Programação restrita aos Pontinhos de Cultura

 09h – Oficina de Cocriação Lúdica

Mediação: Transludus – Ludicidade e Desenvolvimento Criativo

A Transludus atua no Desenvolvimento do potencial Lúdico e Criativo de Pessoas e Profissionais diversos, com Pós-graduação e cursos livres na área em Salvador-BA.

 

14h – Laboratório para Formação da Rede de Pontinhos de Cultura da Bahia

Mediador: Celso Pan [Co-fundador da Cia Bola de Meia (São José dos Campos – SP), atual Presidente e Diretor artístico-musical da Instituição, membro da Comissão Paulista de Pontos de Cultura. A Cia Bola de Meia atualmente é Pontão de Cultura]

 

SERVIÇO

I Encontro de Pontinhos de Cultura da Bahia

“Pelo Direito de Brincar”

Dias 16 e 17 de outubro – das 09h às 18h

Na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré, n°, Salvador-BA)

Entrada Gratuita

* A programação está sujeita a pequenas alterações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s