II Fórum de Legisladores Culturais da Bahia fortalece diálogo sobre legislação

webflyer_fórum (1)

Consolidar uma instância permanente de diálogo sobre a legislação cultural é o principal tema do II Fórum de Legisladores Culturais da Bahia, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Comissão Gestora do Fórum. O evento será realizado no Complexo Cultural dos Barris (Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Sala Luiz Orlando), nos dias 17 e 18 de novembro.  As inscrições serão abertas no dia 10 de novembro e podem ser feitas até às 15 horas do próximo dia 14, apenas por meio do blog forumdelegisladores.wordpress.com.

Além de proporcionar momentos de formação, um dos objetivos do evento é formalizar a criação de uma rede de legisladores atuantes na área cultural que discuta temas relacionados as políticas culturais e elaborem propostas de legislação que impulsionem o desenvolvimento da cultura no âmbito municipal. “Muitos legisladores espalhados pela Bahia desenvolvem ações importantes na área da cultura, portanto será um momento de diálogo, compartilhamento e, principalmente, de formação, pois teremos temas de grande importância que serão debatidos por especialistas, que deverão contribuir para o desenvolvimento da cultura no município e no estado”, afirma o superintendente de Territorialização da SecultBA, Sandro Magalhães, que integra a Comissão de Gestores e será um dos palestrantes do evento.

A Comissão, composta no primeiro fórum, é composta ainda pelo vereador Rônio Brito, do município de Araçás, pelas vereadoras Geovana Oliveira, de Ichu, Lidiane Alves, de Lajedão. Para o vereador Rônio Brito, “o evento será importante, sobretudo, por proporcionar um intercâmbio entre as Câmaras e os vereadores de todo o estado da Bahia”. Ele destaca ainda que “o campo da cultura merece tanta atenção quanto o da saúde ou o da educação. Todo município tem suas tradições e manifestações culturais e isso deve ser valorizado e fortalecido”.

Temas em debate

O primeiro dia do evento representará uma oportunidade de debater com estudiosos do campo da cultura questões fundamentais relativas ao tema. O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, falará sobre Políticas Culturais na Bahia e no Brasil. Sandro Magalhães, superintendente da SecultBA,abordará os Sistemas Municipais de Cultura e o tema da Territorialização da Cultura. Já a pesquisadora de Direitos Culturais, Ana Aragão, discutirá a questão da Cultura como Direito.

No dia 18, a Organização de Redes Culturais também será tema do evento e apresentado pelo diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da UFBA (IHAC), o professor doutor Messias Bandeira.  Estratégias de organização e consolidação do Fórum também serão discutidas.

A programação inclui ainda apresentação artística da Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), alem de momentos de compartilhamento de experiências legislativas na área cultural. O II Fórum de Legisladores Culturais é uma produção da Diretoria de Territorialização da Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e tem o apoio institucional da Fundação Pedro Calmon.

II Fórum de Legisladores Culturais da Bahia

Dias 17 e 18 de novembro

Complexo Cultural dos Barris – Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Sala Luiz Orlando)

Inscrições: De dia 10 a 14 de novembro (até as 15 horas) pelo blog: forumdelegisladores.wordpress.com

Mais informações: (71) 3103-3441 ou 3103-3458 (Thasla Vanessa ou Cleber Meneses)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s