Cidades do território de Itaparica estão sem Conselhos Municipais de Cultura

Conselhos municipais de cultura ainda estão longe de entrar em operação no Território de Identidade Cultural Itaparica, na Bahia. Em nenhuma das seis cidades que compõem a região o órgão existe, de acordo com um mapeamento realizado pelo Conselho Estadual de Cultura. Além da inexistência dos conselhos, gestores públicos lamentaram pela dificuldade de articulação entre os agentes culturais.

O Território de Identidade de Itaparica envolve municípios da região Norte da Bahia, na divisa com Pernambuco, por isso não está inserida nele a cidade de Itaparica, que pertence ao território da Região Metropolitana de Salvador. Foram mapeados os municípios de Paulo Afonso, Abaré, Chorrochó, Glória e Macururé, com base em informações passadas por secretários de cultura e gestores do setor cultural.


A única cidade não contabilizada é a de Rodelas. Após inúmeras tentativas de contato com a prefeitura e agentes culturais do município, a reportagem não obteve êxito na tentativa de levantar dados. Nas cidades de Abaré, Chorrochó e Mucururé, a Secretaria de Cultura funciona coadunada à Secretaria de Educação.

 No caso de Macururé, existe a Secretaria de Cultura, Educação, Esporte e Lazer. De acordo com o dirigente cultural Alex Gomes, representantes culturais de Macururé sinalizaram o desejo de ter uma pasta exclusiva da Cultura. Porém, ainda não há prazo para que o desejo se torne realidade.

 Outro empecilho encontrado pelas cidades mapeadas é a dificuldade em atrair pessoas interessadas em discutir políticas culturais locais. A diretora cultural de Paulo Afonso, Maria da Glória Lira, explicou que a Secretaria de Cultura do município tem convocado comunidades artísticas, associações e entidades para uma reunião com pessoas interessadas na implantação do Conselho Municipal de Cultura. “Faremos reuniões com os membros interessados na implantação do Conselho Municipal de Cultura de Paulo Afonso”, garantiu Maria da Glória.

 PREJUÍZOS – Sem conselhos municipais de cultura estruturados, os municípios do Território de Identidade Cultura de Itaparica enfrentam dificuldades para articular participação social e gestão pública. Além disso, é identificada a ausência de meios para implementar o Sistema Estadual de Cultura, como explica o representante territorial Rubervânio Lima.

 Ele afirma que, em 2013, aconteceram Conferências Municipais de Cultura, eventos de estímulo à formação dos Conselhos Municipais nas cidades do território Itaparica. Em apenas uma cidade, Rodelas, não houve. Nestes eventos eram criados grupos de trabalho (GTs) responsáveis por desenvolver, a partir de ações junto ao poder público, a criação da base para formulação de leis, portarias e minutas ligadas à gestão cultural.

 “O GT deveria trabalhar para implantar o Conselho, o Plano e o Fundo de Cultura. Mas isso ficou disperso pela dificuldade da Secretaria de Cultura acompanhar caso a caso in loco. E houve desencontros desses grupos, o que retardou o processo”, revelou Lima. Para ampliar sua mobilização, ele trabalha com mailings, visitas aos municípios e contatos por telefone. Sua presença nas cidades é constante também quando órgãos do governo desenvolvem atividades nas cidades da região.

 CULTURA – O território de Identidade Cultural Itaparica tem grande parte dos seus municípios banhados pelo rio São Francisco e abrange cidades de dois estados: Bahia e Pernambuco. A implantação de conselhos municipais faz parte da consolidação do Sistema Estadual de Cultura, legitimado por meio da Lei Orgânica de Cultura da Bahia (nº 12.365), sancionada em 2011.

>> Clique aqui e saiba mais sobre o Território de Identidade Itaparica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s