I Mostra de Teatro do Território Velho Chico promove o teatro da região

O projeto, que acontece de 27 a 29 de março em Ibotirama, foi contemplado no edital Calendário das Artes da FUNCEB

Mostra de Teatro do Velho Chico

Histórias, lendas e contos tradicionais – que revelam crenças, costumes e a cultura das cidades que integram o oeste baiano – serão apresentados nos quatro espetáculos selecionados para a programação da I Mostra de Teatro do Território Velho Chico, projeto apoiado pelo edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). O evento vai acontecer entre os dias 27 e 29 de março, Mês do Teatro e do Circo, no auditório do Colégio CETEP Velho Chico, na cidade de Ibotirama, com o objetivo de dinamizar o cenário cultural da região e evidenciar a diversidade do fazer teatro no interior do estado.

Lamúrias de Palhaços Tontos no Aldo do Bode será o primeiro espetáculo a se apresentar na Mostra, no dia 27 de março. Utilizando técnicas próprias do circo, a peça, do grupo Arte em Movimento, oriundo de São Gabriel, retrata figuras da cultura popular sertaneja – cangaceiros, caçadores, feirantes e lavadeiras – através de três palhaços e três músicos.

Já no dia 28 de março, sábado, serão encenados dois espetáculos: No Miradouro, Os Mistérios de uma Serpente, da Cia. Ribeir’Arte de Teatro, de Xique-Xique, que leva para os palcos uma das mais importantes narrativas orais da região, o romance entre Mariá, ribeirinha de voz doce e encantadora, e o tropeiro Avelino; e As Lendas do Velho Chico, da Cia. de Teatro Mistura, de Ibotirama, que retrata os contos, histórias, causos e lendas do município e outras cidades banhadas pelo Rio São Francisco.

No último dia, 29 de março, virá Auto das Nascentes: A Epopeia de um Vale Em-Cerrado, do Grupo En-Cantos, de Correntina. A montagem conta com a participação de personagens típicos do cerrado baiano, que, após uma grande devastação, estão em busca de uma terra conhecida por sua fertilidade. No percurso, eles encontram um anjo, que irá guiá-los, de maneira bastante atrapalhada, a chegar à tal terra.

Sobre o Calendário das Artes – Mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, o Calendário das Artes concede prêmios de até R$ 13 mil e abrange as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas. Seu fundamento está na acessibilidade e ampliação do investimento na produção artística de toda a Bahia, incluindo premissas que buscam abarcar propostas de todas as regiões do estado em quantidade igualitária: a avaliação dos projetos é feita de forma territorializada e os inscritos de cada macroterritório da Bahia concorrem apenas entre si. São priorizadas propostas oriundas e/ou realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiam a diversidade cultural. Somando as seis Chamadas realizadas desde seu lançamento, entre 2012 e 2014, o Calendário das Artes já disponibilizou um total de R$ 3,653 milhões para a execução de 282 projetos, selecionados dentre um total de 4920 inscritos. São projetos oriundos de 109 cidades, contemplando todos os 27 territórios de identidade do estado.

>> Mais informações em Funceb/Calendário das Artes

I Mostra de Teatro do Território Velho Chico

– Lamúrias de Palhaços Tontos no Aldo do Bode = 27 de março (sexta-feira), 19h

– No Miradouro, Os Mistérios de uma Serpente = 28 de março (sábado), 19h

– As Lendas do Velho Chico = 28 de março (sábado), 20h30

– Auto das Nascentes: A Epopeia de um Vale Em-Cerrado = 29 de março (domingo), 19h

Onde: Auditório do Colégio CETEP Velho Chico (Rua Francisco Barreto Novaes – Ibotirama/BA)

Quanto: Gratuito

Site: Teatro do Território Velho Chico

Informações: 71 9139-1607 | vaniagesse@hotmail.com

Apoio financeiro: Calendário das Artes/ FUNCEB/ SecultBA/ Governo da Bahia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s