A Associação Indígena Fraternidade dos Povos Indígenas do Brasil Associados (Fibras) realizará, nos dias 23 e 24 de abril, a partir das 8h, no auditório da Prefeitura de Camaçari, o 1º Simpósio Indígena do Território Metropolitano de Salvador.
O evento, que é aberto ao público, é realizado em parceria com a Reserva Indígena Thá-Fene, do município de Lauro de Freitas, e com a Prefeitura Municipal de Camaçari. Também tem como apoiadores o Governo do Estado da Bahia, a Câmara Municipal de Camaçari, a TV Câmara de Camaçari e Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI).
Na programação estão previstos debates sobre temas como Direitos Indígenas, Educação Indígena e o Indígena na Educação, e Cultura, Tradição, Ancestralidade, Território e Sustentabilidade. Também está prevista a realização de Sessão Especial que marcará as homenagens da Câmara Municipal ao Mês Municipal da Consciência Indígena Americana, e terá como tema “Camaçari: Raiz Indígena Nativa do Brasil”.
Foram convidados a militante e pesquisadora indígena, Papiõn Cris, da etnia Karipuna; a Cacique, Jesuína Tupinambá, além de representantes da Fibras; da FUNAI; da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia; da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, através da Coordenação de Políticas Públicas para Povos Indígenas; da Secretaria de Cidadania e Inclusão de Camaçari, através da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial; do Ministério Público Federal; e da Reserva Thá-Fene.
PROGRAMAÇÃO:
DIA: 23 de Abril
LOCAL: Auditório da Prefeitura Municipal
08h00 – Inscrição dos participantes
09h00 – Mesa com o tema “Direitos Indígenas”
14h00 – Mesa com o tema “Educação indígena e o indígena na educação”
DIA 24 DE ABRIL
LOCAL: Câmara Municipal de Camaçari
09h00 – Sessão Especial em homenagem ao Mês Municipal da Consciência Indígena, como tema “Camaçari: raiz indígena nativa do Brasil”.
14h00 – Mesa com o tema: “Cultura, Tradição, Território, Ancestralidade e Sustentabilidade”