Secretários Nelson Pelegrino e Jorge Portugal visitam Valença e Morro de São Paulo

baixo sul 3

Conforme convite da prefeita de Valença Jucélia Nascimento e do prefeito de Cairu Fernando Brito, o Secretário Estadual de Turismo, Nelson Pelegrino, esteve em Valença e Morro de São Paulo, nesta segunda-feira (20), na companhia do Secretário Estadual de Cultura, Jorge Portugal, e do Deputado Estadual, Rosemberg Pinto. Eles foram recepcionados no Aeroporto de Valença e seguiram para um café da manhã com a prefeita Jucélia, outros prefeitos da região, secretários municipais, vereadores e empresários locais, na praia de Guaibim. Na oportunidade foram discutidos o projeto de requalificação urbana e paisagística da referida praia, a proposta de ampliação da oferta de voos no aeroporto local e o apoio para o calendário de eventos do município, a exemplo da festa de São João, Festival Gastronômico e Guaibim Fest.

A requalificação urbana e turística de Guaibim tem sido uma prioridade nas ações do governo de Valença, que constantemente vem trabalhando e mantendo contato com o governo do Estado nesse sentido. “Estivemos no mês de março em audiência no gabinete do Secretário Pelegrino tratando do projeto de requalificação da nossa praia e essa visita faz parte da continuidade dessa parceria entre a secretaria estadual de Turismo e a prefeitura de Valença, que terá como fruto a nossa praia totalmente estruturada”, disse a prefeita Jucélia. O projeto já foi elaborado através do PRODETUR II e encontra-se em fase de captação de recursos, tarefa que contará com a colaboração do Secretário Pelegrino. A participação da secretaria no grande São João de Valença também foi reafirmada, inclusive com a demonstração aberta de que já existe a intenção de ampliar os voos no aeroporto local, visando atender a demanda da festa e intensificar o fluxo turístico de forma geral, durante todo o ano. A ideia é abrir opções nas quintas-feiras e domingos, proporcionando a estadia do visitante durante os finais de semana.

O Secretário de Cultura, Jorge Portugal, que acompanhava a caravana também fez uso da palavra e externou a sua satisfação em estar em “uma das regiões mais bonitas da Bahia”. Portugal reafirmou a importância de trabalhar em parceria com o Turismo, apontando resultados de pesquisas que comprovam que a diversidade cultural da Bahia é um dos fatores primordiais, o diferencial, que garante o grande fluxo turístico no Estado. O Secretário garantiu ainda retornar ao Baixo Sul para um encontro específico da cultura, objetivando avaliar melhor as principais demandas dos municípios, a exemplo da solicitação de reforma do Teatro Municipal de Valença (prédio histórico, datado de 1810).

Da praia do Guaibim, a caravana seguiu para o arquipélago de Tinharé, mais especificamente para a ilha de Morro de São Paulo, onde participou da cerimônia de posse da nova Secretária de Turismo de Cairu, Maria das Graças Peleteiro. Foi um momento significativo, onde hoteleiros, empresários, representantes de associações diversas, vereadores, secretários municipais, agentes culturais puderam bater uma papo e apresentar propostas aos Secretários Estaduais. Na oportunidade, aconteceu o anúncio por parte do Secretário Portugal, do apoio da secretaria estadual para um Festival Internacional de Cinema, que está sendo planejado para o mês de setembro, no Morro de São Paulo. Já Pelegrino fez questão de reafirmar que além das belezas naturais, a gastronomia e as riquezas culturais e arquitetônicas do Estado são grandes diferenciais que atraem o olhar do turista. “E para funcionar bem, o turismo precisa focar em alguns elementos: sustentabilidade, integração econômica (cadeia produtiva fortalecendo a região com melhor distribuição de renda), infraestrutura, qualificação profissional e empresarial, fomento (saber vender bem) e segurança. Precisamos trabalhar nesse sentido”, explicou Pelegrino. O Deputado Rosemberg aproveitou para solicitar a ajuda dos dois secretários no que se refere a melhoria e ampliação dos serviços oferecidos pelas operadoras de celular e internet na região, principalmente nas ilhas do arquipélago Tinharé.

O prefeito de Cairu Fernando Brito fez questão de afirmar que a parceria do município com o governo do Estado é de extrema importância para o desenvolvimento local, considerando que relevantes projetos e obras estão sendo propostas visando o bem da comunidade. O prefeito agradeceu a presença de todos e presenteou os Secretários e o Deputado com uma grande obra literária sobre o franciscano Convento de Santo Antônio de Cairu (datado de 1654).

>> Confira mais fotos no facebook Baixo Sul em Alta

Texto: Vanessa Fonseca  (Representante do Território de Identidade do Baixo Sul)

Anúncios

Uma resposta em “Secretários Nelson Pelegrino e Jorge Portugal visitam Valença e Morro de São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s