Sistemas Municipais de Cultura da Bahia

smc

Os Sistemas de Cultura são instrumentos políticos concebidos a partir de um conceito sistêmico, fundamentado em políticas públicas construídas democraticamente, integrando os três níveis da federação e a sociedade civil organizado em regime de colaboração, de forma descentralizada e participativa. Dessa forma, o Sistema Nacional de Cultura instituiu em novembro de 2012, o processo de gestão e promoção conjunta de políticas públicas de cultura democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da federação e a sociedade, tendo por objetivo promover o desenvolvimento – humano, social e econômico – com pleno exercício dos direitos culturais

Dessa forma, com a instalação do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia desde então vem apoiando e estimulando os municípios na formulação e execução de políticas públicas culturais, através de mecanismos democráticos e participativos, e também, mediante a mobilização de agentes de mediação para colaborar na construção dos Sistemas Municipais.

No intuito de atuar de forma mais presente no auxílio à adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura, bem como mapear e diagnosticar as dificuldades que os municípios e seus agentes enfrentam, a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura – Sudecult/SecultBA,  elaborou o  “ Panorama dos Sistemas Municipais de Cultura da Bahia ” a ser preenchido pelos representantes territoriais no período de junho a julho de 2015.

Lila Silva, Coordenadora de Sistemas Municipais de Cultura da DTC-Sudecult, destaca que “o Panorama Cultural nos dará uma visão real sobre a situação dos municípios baianos em relação à implantação de seus sistemas de cultura pois fornecerá informações que servirão para a composição de um quadro real das dinâmicas municipais de cultura no Estado da Bahia auxiliando a SecultBa a direcionar suas ações e instrumentalizar melhor os municípios nos seus processos de institucionalização”.

Esta ação será coordenada pela Diretoria de Territorialização da Cultura (DTC/Sudecult).  “O trabalho dos RTCs com o Panorama Cultural” será de extrema importância para que a Sudecult-DTC tenha um quadro real dos Sistemas no Estado, declara Vladimir Pinheiro, Diretor da DTC.

Na Bahia, o Sistema Estadual de Cultura vem merecendo especial atenção e esforços concentrados da SecultBA pela importância que o mesmo representa, enquanto instrumento de planejamento, coordenação, execução, supervisão e avaliação da política cultural do estado, sendo possível, por meio desse instrumento, garantir a capilaridade e o dinamismo da cultura em redes formadas por governos municipais, produtores e representantes da sociedade civil organizada.

>> Conheça mais sobre os Sistemas de Cultura

Anúncios

Uma resposta em “Sistemas Municipais de Cultura da Bahia

  1. A Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura compreende ser esta uma grande iniciativa em torno da implantação dos SMCs – Sistema Municipais de Cultura, aliado a esta estratégia buscamos constituir no âmbito da CODETER/CET/SEPLAN, mas, precisamente, através das Câmaras Técnicas de Cultura um fórum permanente de discussão, difusão e promoção da política cultural ,que dialogue, interaja e formule práticas e ações comuns as demais políticas públicas como um todo, com ênfase na economia criativa e solidária, na promoção da igualdade racial, do ecoturismo, do meio ambiente, da agricultura familiar, da saúde e da educação. Considerando que o fazer cultural está fortemente ligado a multiplicidade dos saberes e fazeres, ao estímulo da produção, da segurança alimentar, ao educar formal e não formal, da sustentabilidade e da melhoria da qualidade de para todos e todas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s