I Encontro do Samba de Roda e Samba de Viola do Território Litoral Norte e Agreste Baiano acontece no próximo dia 31 em Pojuca

cartaz samba encontro A3 oficial

Pensando em realizar uma ação com o objetivo de identificar, mapear e cadastrar os grupos de samba viola que se constituem dentro do território cultural Litoral Norte/Agreste Baiano, o projeto “Intercâmbio Cultural do Samba de Roda e Samba de Viola: Do Agreste ao Litoral” promove o I Encontro, a ser realizado no próximo dia 31, às 13h na cidade de Pojuca. Ao todo são 22 municípios, cada um com suas particularidades, peculiaridades e seus representantes nesta categoria de patrimônio imaterial da cultura de nosso povo. O projeto tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O samba de roda e o samba de viola são ritmos característicos de nosso estado e de importante representação na história da formação sociocultural do nosso povo agregando costumes, sincretismos e desempenhando um papel de integração, interação e disseminação cultural. Com esta visão integradora e de responsabilidade social, a ação que mais contemplaria esta concepção de salvaguarda foi a realização do Projeto Intercâmbio Cultural do Samba de Roda e Samba de Viola: do Agreste ao litoral.

As cidades que compõem o Território em questão, possuem dentre outras, características culturais aos quais as fazem imersas a um grupo cujas tradições, advindas de épocas passadas, se fazem vivas, se remontam e se recriam a cada surgir de novas gerações. Tal ciclo de domínio e de identificação cultural se mantém e reafirma ainda mais a necessidade em incentivar, dinamizar e popularizar tal expressão do fazer cultural. Este projeto torna-se relevante porque visa resgatar e fortalecer as manifestações culturais do samba de roda e samba de viola no nosso Estado, como também, proporcionar a estes grupos culturais visibilidade e reconhecimento através da participação nas apresentações e no processo de debate sobre a importância desta expressão cultural para o fortalecimento da identidade cultural do nosso povo. Essas raízes não podem ser esquecidas, sucumbidas, mantendo viva a nossa tradição.

O projeto já desenvolveu várias etapas de seu planejamento, dentre elas: Pesquisa e catalogação de grupos de samba dos 22 municípios do Território Litoral Norte e Agreste Baiano, para diagnóstico do segmento; I Fórum dos Grupos de Samba do TerritórioLitoral Norte e Agreste Baiano, que reuniu agentes culturais, gestores, representante do governo do estado e sociedade civil de 13 municípios dos 22, para discutir políticas públicas referente ao segmento apresentado no projeto, e no próximo dia 31 de maio de 2015 será realizado o I Encontro do Samba de Roda e de Samba de Viola do Território Litoral Norte e Agreste Baiano, no município de Pojuca que será o grande momento do Projeto, onde irá reunir caravanas das 22 cidades integrantes do território para comemorar o samba. Durante o evento será gravado um CD como um dos produtos do projeto, que também disponibilizará todas as informações do projeto num catálogo oficial.

O encontro almeja que essa expressão de cultura seja reconhecida, imortalizada e cada vez mais respeitada pois além de fazerem parte do nosso patrimônio imaterial possuem grande influência no processo de compreensão e salvaguarda do contexto de formação sociocultural do povo deste estado, identificando e tornando-o vivos através deste processo de resgate e fortalecimento cultural.

Serviço:

I Encontro do Samba de Roda e de Samba de Viola do Território Litoral Norte e Agreste Baiano

Cidade: Pojuca

Local: Praça Antônio Carlos Magalhães

Data: 31 de maio de 2015

Horário: 13:00 horas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s