Viola, repente e cordel no Território do Sisal

festival de Violeiros

 

Acontecerá em Serrinha território do Sisal, no dia 08 de Agosto, o Festival de Violeiros da cidade. Criado em 1982, pelo Sr. Miguel Firmo de Oliveira, o festival tem como objetivo resgatar a cultura da cantoria de viola (através dos repentistas do nordeste), manter viva essa tradição esquecida pelos jovens do mundo moderno, incentivar a juventude na valorização da cultura popular tradicional, e, a partir daí, garantir o surgimento de novos valores.

O Festival de Violeiros de Serrinha foi criado através da organização não-governamental ASTROVERES (Associação dos Trovadores e Violeiros da Região do Sisal).

Neste encontro participarão oito duplas de experientes cantadores de diversas cidades da Bahia, que em meio a uma platéia de admiradores, improvisarão seus versos baseados nos temas e motes escolhidos através de sorteio no momento da apresentação (o que exige muito conhecimento, vivência e maturidade desses artistas nordestinos – na maioria das vezes, homens da roça).

As apresentações acontecerão de forma gratuita para o povo da região e de outras cidades que excursionam para Serrinha, exclusivamente, para assistir a disputa dos poetas em desafio no final de semana do festival.

Será uma oportunidade para revitalizar e manter em atividade os poetas cantadores, que tanto esperam por um momento para apresentar, em público, as técnicas da poesia através da improvisação, no ritmo e ao som da viola.

A entrada é franca. Traga a sua família!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s