Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Catu recebe assistência técnica para consolidação dos instrumentos do SMC do município

Foto: Tacila Mendes

Foto: Tacila Mendes

Diretoria de Territorialização da Cultura (DTC), por meio da Coordenação de Sistemas de Cultura, promoveu assistência técnica a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Catu para construção do Sistema Municipal de Cultura.

O encontro aconteceu na Secult com a participação da secretária de Educação e Cultura Ana Teixeira e o Diretor de Cultura João Ferreira Jr e teve como objetivo sanar dúvidas e auxiliar na construção das ações prioritárias e dos instrumentos necessários à construção do Sistema Municipal de Cultura de Catu.


Foi uma oportunidade de promover ação efetiva à Construção e implementação de políticas públicas imprescindíveis como a consolidação do SMC, pauta  prioritária da DTC. Entre os temas que estiveram em pauta estiveram: implantação do SMC Catu e seus principais desdobramentos, Consulta Pública do Conselho Municipal de Cultura, discussão das bases para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, a criação do Fundo Municipal de Cultura, o Sistema Municipal de Informações e Panorama de indicadores culturais.

Todas as iniciativas compõem o Sistema Municipal de Cultura, que servirá de instrumento de planejamento e gestão das políticas culturais em diálogo com a sociedade civil e se estrutura a partir da adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura, no caso de Catu, formalizada em 2014.

Qual a importância de fazer parte desse Sistema?
O Ministério da Cultura está num movimento de operacionalizar a gestão da Cultura em todo o País, por isso vem investindo na implementação do Sistema Nacional (SNC). Os municípios que estiverem integrados ao Sistema, por exemplo, poderão receber recursos diretamente do Governo Federal, em repasse de fundo para fundo, num funcionamento similar ao Sistema Único de Saúde.

A DTC entende que direitos culturais são o direito à própria Cultura, o direito à produção cultural e o direito ao acesso à Cultura. Quanto ao papel da Cultura, acreditamos que é ela que tem o poder de humanizar a cidade. A Cultura cria, difunde e enriquece um quadro de conhecimentos que permite aos cidadãos melhor apreciar o valor do conjunto das informações recebidas e aplicá-las na construção de uma nova sociedade.

Segundo a Coordenadora de Sistema de cultura, Lila Silva, a DTC – por meio da Coordenação, pretende promover assistência técnica e escuta a todos os municípios objetivando avançar na consolidação das bases para ampliação da adesão dos municípios ao Sistema, bem como auxiliar na construção das ações prioritárias e dos instrumentos necessários.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s