Festival de Samba de Roda acontece em Cachoeira dias 11 e 12

FéSamba - Cachoeira

A cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo baiano, sediará o 1º Festival de Samba de Roda (FéSamba) nos dias 11 e 12 de setembro. O evento, que visa valorizar o samba de roda como manifestação cultural de resistência à escravidão no século XIX, contará com diversas apresentações de sambadores e músicos, além de uma exposição fotográfica de Marcelo Bruzzi, na galeria Pouso da Palavra; da exibição do documentário Samba de Roda na Palma da Mão; e da apresentação da Filarmônica Minerva Cachoeirana. A programação é aberta ao público e acontece na Praça Teixeira de Freitas.
Entre as principais atrações programadas para o dia 11 estão: os grupos Filhos de Nagô, Rita da Barquinha, Filhos de Caquende Pirombeira e participação especial de Roberto Mendes. Já no dia 12, o público poderá apreciar as apresentações dos grupos Levando o Amor de Ipirá, Gege Nagô, Samba de Roda de D. Dalva, Tati Lima, Barlavento e do mestre Bule Bule.

O samba de roda foi reconhecido, em 2005, como Patrimônio Imaterial da Cultura da Humanidade pela Unesco. O FéSamba tem o objetivo de promover e difundir o samba de roda, que nasceu nas senzalas, canaviais e oficinas de fabrico de charuto.

O evento é uma realização da Rede Educare, da Pacoa Produção Cultural, da RB Informação e Cultura, tem apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB. O Festival é financiado pelo Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s