8ª Feira do Livro, em Feira de Santana, recebe mais de 70 mil pessoas e supera expectativas

SEDES

Secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, marcou presença na 8ª Feira do Livro. Foto: http://nre19.educacao.ba.gov.br/

Evento visa incentivar a convivência, a leitura e a difusão da cultura no Território Portal do Sertão 

Se fosse um município baiano, a 8ª Feira do Livro, realizada em Feira de Santana de 22 a 27 de setembro, seria o 30° mais populoso, entre os 417 do Estado. Esta edição do evento recebeu a visita de mais de 70 mil pessoas. O fato foi comemorado pela organização, para quem a Feira do Livro vence a condição de local de venda e se coloca como incentivador da convivência, da leitura e da difusão da cultura.

A Feira acontece desde 2008 e tem como objetivo mobilizar a comunidade feirense sobre a importância da leitura. O evento é fruto de uma realização conjunta entre Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs); Serviço Social do Comércio (Sesc); Secretaria de Educação do Estado da Bahia; Secretaria de Educação de Feira de Santana; Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana; e Arquidiocese.

A Feira conta com uma rica programação artística e cultural. As atividades são desenvolvidas em diversos stands montados na Praça João Barbosa de Carvalho, conhecida como “Praça do Fórum”. Entre as atividades constam exibição de filmes, contação de estórias, palestras, recitais, apresentações de música e teatro, além de lançamento de livros.

Cordel – Esse ano, a 8ª Feira reuniu escritores de diversos municípios e teve na literatura de cordel um dos seus destaques. A solenidade de abertura contou com uma apresentação do cordelista Jurivaldo Alves da Silva, homenageado do evento. Jurivaldo empresta seu nome à Praça do Cordel, local de valorização da cultura popular nordestina. Ainda na abertura, Luciano Ferreira, professor licenciado em Letras e mestrando em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), expôs obras de autoria, despertando o interesse dos visitantes.

A literatura de cordel, conforme afirmou Luciano, tem se afirmado porque possui a característica de acompanhar as transformações sociais. De acordo com o professor, o cordel utiliza diversos temas contemporâneos como informática, o uso de equipamentos eletrônicos, assuntos da política atual e muito mais. “Os cordelistas abordam os diversos assuntos numa linguagem divertida e atraente, despertando a atenção do público de todas as idades”, salientou.

A importância da distribuição de mais de R$270 mil em vales-livros para professores e estudantes secundaristas, cedidos pelo Governo do Estado da Bahia e Prefeitura de Feira de Santana, foi citada pela professora Anna Cristina Gonçalves, coordenadora de Extensão da UEFS e da Feira do Livro.

Apresentações – Marcelino Freire, autor contemporâneo, com temas direcionados para o público jovem, participou da Feira na sexta-feira (25). Ele se apresentou na Arena Jovem com a participação do Núcleo Neojibá da cidade.

O encerramento do evento aconteceu no último domingo, 27/09, com apresentações da sambista feirense Maryzelia; Bruno Bezerra; Gerônimo Santana; e da Filarmônica 30 de Junho, de Serrinha; entre outros.

A 8ª Feira do Livro contou a participação e presença de diversas lideranças culturais da Bahia. Entre elas estavam Jorge Portugal, Secretário de Cultura do Estado da Bahia; Zulú Araújo, Diretor da Fundação Pedro Calmon; Luiz Augusto, Diretor Municipal de Cultura de Feira de Santana; Hygor Almeida, Representante Territorial de Cultura do Portal do Sertão; e Vandson Nascimento, Coordenador do Seminário de Música do CUCA, entre outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s