Comissão é formada para reestruturar Câmara Técnica de Cultura da Bacia do Paramirim

Equipe tem o desafio de recompor instância formalizada há um ano e ainda sem atuação

Membros da comissão foram selecionados no Territórios Culturais em Diálogo da Bacia do Paramirim

Membros da comissão foram selecionados no Territórios Culturais em Diálogo da Bacia do Paramirim

Na tarde da sexta-feira (06), durante o Territórios Culturais em Diálogo, foi formalizada a comissão para reestruturar a câmara técnica de cultura do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) da Bacia do Paramirim.

Formada por Barbina Silva (Boquira), Reinaldo Vieira (Boquira), Mariene Silva (Boquira), Edelzute Ramos (Érico Cardoso), Eliana Cardoso (Macaúbas) e Jakson Silva (Macaúbas), a comissão tem o desafio de recompor a câmara técnica no território, com formalização realizada há um ano, mas ainda sem atuação de fato.

De acordo com Geovan Braz, Coordenador de Incentivo e Promoção dos Territórios Culturais, da Diretoria de Territorialização da Cultura, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) entende que a participação social vai além de um evento, sendo necessário fomentar as gestões municipais a promover a ampla participação social. “A composição das câmaras técnicas não tem limite de quantidade de pessoas, mas deve ser a mais ampla e democrática possível”, afirma Goevan.

Depois de homologada pelo Codeter, a Câmara Técnica vai auxiliar o poder público na tomada de decisão das políticas públicas para os territórios culturais e até para o Estado. Pretende-se, por exemplo, que o crivo dos editais de fomento passe pelas câmaras técnicas, orientando a SecultBA sobre as linhas de financiamento e apoio na seleção dos projetos. “Essas instâncias têm a sua dinâmica desenvolvida a partir da realidade do território”, reforça Braz.

Levantamento apresentado pela SecultBA durante encontro mostrou que 47% dos territórios culturais não apresentam câmaras técnicas de cultura, enquanto 37% dos territórios culturais já possuem e os outros 16% possuem apensas um regimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s