Representantes Territoriais do Metropolitano de Salvador, Sisal e Recôncavo fazem apresentação na 3ª Conferência Nacional de Juventude

Publicações da SecultBA e informações sobre Sistemas de Cultura foram distribuídas e divulgadas no evento

Fernanda Rocha (Território Metropolitano de Salvador), Nadjane Soares (Sisal) e Shagaly Ferreira (Recôncavo) selecionadas através de chamada pública para a Mostra Cultural da 3ª CNJ / Foto: Fernanda Argolo

Fernanda Rocha (Território Metropolitano de Salvador), Nadjane Soares (Sisal) e Shagaly Ferreira (Recôncavo) selecionadas através de chamada pública para a Mostra Cultural da 3ª CNJ / Foto: Fernanda Argolo

No último dia 18, Representantes Territoriais de Cultura (RTC) de três territórios de identidade, apresentaram uma exposição oral sobre o tema: Sistemas de Cultura em diálogo – por um protagonismo jovem no processo de institucionalização das políticas culturais. A apresentação ocorreu na 3ª Conferência Nacional de Juventude (CNJ), em Brasília.

As RTCs Fernanda Rocha (Território Metropolitano de Salvador), Nadjane Soares (Sisal) e Shagaly Ferreira (Recôncavo) foram selecionadas através de chamada pública para participar, com esta apresentação, da Manifesta – Mostra Cultural da 3ª CNJ. A mostra reuniu cerca de 250 jovens em suas intervenções culturais.

Além de tratar dos Sistemas de Cultura, a apresentação das RTCs também abordou assuntos como “política territorial”, “instabilidade das políticas culturais” e “juventude mobilizadora do desenvolvimento cultural municipal”, entre outros. O público compartilhou as experiências de seus estados sobre os Sistemas de Cultura e o trabalho dos jovens, por intermédio de coletivos culturais, para dinamizar a cultura local.

As RTCs distribuíram exemplares da Lei Orgânica da Cultura da Bahia a todos os presentes. Além disto, também foram entregues algumas edições impressas da coleção Política e Gestão Culturais, publicação da Secretaria de Cultura da Bahia (secultBA), disponibilizadas para sorteio.

Todos os participantes, selecionados para a Mostra Manifesta, puderam estar presente também na programação completa da 3ª Conferência Nacional da Juventude. Esta edição da Conferência reuniu cerca de duas mil pessoas de todos os estados do país, entre os dias 16 e 19 de dezembro.

Na avaliação das RTCs, ao levarem o tema dos Sistemas de Cultura, ainda desconhecido por muitos presentes, conforme elas puderam comprovar, foi possível cumprir o objetivo dela no evento. “Alegramo-nos ao poder dar nossa contribuição para a discussão sobre políticas públicas para cultura e juventude neste importante momento da 3ª Conferência. Muitos”, relataram as relatam as RTCs.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s