Barreiras: Projeto “trilhas do oeste” mapeará manifestações culturais

A região do Oeste Baiano é formada por 24 municípios. Os mais populosos são Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.

A região do Oeste Baiano é formada por 24 municípios. Os mais populosos são Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), em parceria com a Marinha do Brasil, desenvolve desde 2015 o projeto “Trilhas Culturais do Oeste da Bahia”, que possui o objetivo de realizar uma aproximação com grupos produtores de arte, cultura, saberes locais e atividades esportivas nos Territórios de Identidade do oeste baiano: Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente e Velho Chico.

“A ideia é aproximar os grupos sociais produtores de cultura da região, e, ao final do trabalho desenvolver um inventário das manifestações artísticas e culturais da região”, afirmou o coordenador do projeto Evanildo Cardoso.

Ao todo serão abordadas temáticas culturais como música, dança, teatro, artes visuais, folclore e tradição, história regional, literatura, artesanato, política e cidadania, recursos ambientais e cuidados ecológicos, culinária, cuidados com a saúde das populações, sistema educacional formal e informal, educação científica e tecnológica, papel da ciência e tecnologia na vida cotidiana, turismo e atividades econômicas produtivas.

Bom Jesus da Lapa será uma das cidades pesquisadas pela UFOB.

Bom Jesus da Lapa será uma das cidades pesquisadas pela UFOB.

Parceria com a SECULTBA – Através da Representação Territorial de Cultura da Bacia do Rio Grande, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) colaborará na divulgação do projeto aos municípios do oeste baiano, além de oferecer futuros cursos de capacitação para os envolvidos no projeto. “Estamos cumprindo o nosso papel de mapear as manifestações culturais do Estado. Somente por meio de parcerias como essa conseguiremos atingir de forma mais rápida e exitosa esse objetivo”, afirmou o representante territorial de cultura, Tiago Lira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s