I Fórum Interterritorial de Cultura do Oeste

 

I Fórum Interterritorial de Cultura do Oeste (3)

A voz da sociedade civil dos Territórios Velho Chico, Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente e Paramirim ecoaram coletivamente no dia 27 de Fevereiro, na cidade de Barreiras.

O principal objetivo da ação foi reunir artistas de diversos segmentos artísticos e culturais da região oeste e promover a discussão de ideias para a valorização do setor, além de eleger os representantes que irão compor o Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável (CODETER) da Bacia do Rio Grande, e a síntese das demandas que serão enviadas ao Estado.

Alguns representantes de pontos de Cultura, instituições culturais e educacionais estiveram presentes. O encontro ainda contou com a participação de escritores e dirigentes municipais, como Reginaldo Pereira, de Ibotirama, município que pertence ao Velho Chico.

As discussões do Fórum deram ênfase aos trabalhos artísticos produzidos na região oeste, dentre eles, música instrumental, poesia, monólogos, percussão e artesanato. Grupos artísticos como a Filarmônica, poetas e cordelistas foram credenciados e se apresentaram durante a abertura do evento, que teve início às 10h.

No período da tarde, foram discutidas as propostas do Fórum e construídos grupos de trabalho para debater duas propostas por segmento culturais, que serão encaminhadas aos órgãos da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULTBA. Intensificar a presença dos assessores culturais na capacitação em elaboração de projetos culturais foi uma das questões debatidas.

Fernando Marinho, representante do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado – Sated contribuiu em suas falas, explanando sobre a participação e construção da política cultural que queremos e finalizou dizendo: “Parabenizamos a todos os presentes no evento. Toda classe sai daqui mais fortalecida”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s