I Fórum Territorial de Cultura do Médio Sudoeste da Bahia

IMG-20160602-WA0062

Artistas de diversas linguagens, produtores culturais, artesãos, gestores culturais, conselheiros municipais de cultura, e representantes das comunidades tradicionais de matriz africana (da cidade e das comunidades quilombola), lotaram o salão principal da Fundação Associação Cultural Itapetinguense – FACI, para participar I Fórum Territorial de Cultura do Médio Sudoeste da Bahia, na última quinta-feira, 02 de junho.

Educadores, estudantes, pontos de cultura do território, autoridades do poder público, legisladores , representantes de organismos da Política de Desenvolvimento Territorial da Bahia, como a CAR, Bahiater e Colegiado Territorial – Codeter, Universidades, Escolas Técnicas (IF – Bahiano e Cetep), e diversas organizações não governamentais também participaram ativamente do evento, promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia, através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial de Cultura, e Diretoria de Territorialização da Cultura, em parceria com o Codeter Médio Sudoeste.

IMG-20160602-WA0057

O I Fórum Territorial de Cultura do Médio Sudoeste teve como tema central Cultura, Territorialidade e Desenvolvimento, abordado pelo Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Elissandro Magalhães, que apresentou um panorama da gestão democrática de Cultura no Estado da Bahia desde 2007, quando foi criada a Secult, além de anunciar novos programas, editais para municípios e consórcios culturais, que vão dinamizar e fortalecer o Sistema Estadual de Cultura e as políticas municipais de Cultura no interior do Estado.

Além de palestras e debates o fórum teve como objetivo integrar artistas, gestores e a comunidade cultural da cidade, e das comunidades quilombolas existentes no Médio Sudoeste, representadas no evento pelas comunidades da Lagoinha (Nova Canaã) e Tinga (Maiquinique), com apresentações de samba-bumbo e trança de fita, ritmo e danças tradicionais.

Emoção e encantamento tomaram conta do público com as apresentações da Orquestra de Câmara da Fundação Movimento Coral Canto das Artes, sob direção da maestrina Leniza Santos; dos violeiros João do Campo e Vadinho da Viola Verde; do cantor e compositor Juá da Bahia, além das performances teatrais do grupo Teatro por Encomenda, dirigido pelo ator Osvaldo Barbosa e apresentação da atriz Iolanda Matos.

Estimular a comunidade cultural e poder público à avançar na formação da Câmara Técnica de Cultura do Codeter Médio Sudoeste, foi uma ação coordenada no evento pelo Diretor de Territorialização da Cultura da Secult-BA, Vladimir Pinheiro. Ao final, o primeiro passo para instalação da Câmara Técnica de Cultura foi dado, com a escolha dos integrantes dos municípios (poder público e sociedade civil) representados. O processo terá continuidade com a coordenação do Codeter e a Representante Territorial de Cultura da Secult no território, Cristal Ferraz.

IMG-20160602-WA0094

Com apoio do Departamento Municipal de Cultura de Itapetinga (município-sede), da Universidade Estadual da Bahia, Núcleo Regional de Educação (NRE 08), prefeituras dos 08 municípios que enviaram representantes, além da coordenação regional do TOPA, equipe do Programa Gestar (SEC-BA) e empresas locais (O Bananal, Pitty Laticínios e Papel &Cia ), o I Fórum Territorial de Cultura do Médio Sudoeste deve o seu sucesso ao fato de ter sido uma construção coletiva em benefício do fortalecimento da cultura local.

Na oportunidade, o superintendente Sandro Magalhães visitou os Pontos de Cultura da Fundação Canto das Artes e Abenfac, além do Museu de Artes e Ciências de Itapetinga.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s