Oficina dá início aos trabalhos para implantação do Sistema Municipal de Cultura em Coaraci

2016-09-03-16-27-01

Representantes da comunidade cultural e do poder público do município de Coaraci, no Litoral Sul da Bahia, reuniram-se no último sábado, 3 de setembro, para conhecer de forma mais ampla as políticas públicas estaduais de cultura, bem como os programas e a estrutura da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). A intenção é ativar a implantação do Sistema Municipal de Cultura e a adesão de Coaraci ao Sistema Estadual de Cultura.

A oficina, realizada no Centro Educacional de Coaraci (CEC), foi uma parceria entre a SecultBA e a Diretoria Municipal de Cultura de Coaraci, e contou com a participação da representante territorial de Cultura do Médio Sudoeste, Cristal Ferraz, numa ação interterritorial com o Litoral Sul. A SecultBA, por meio de sua Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), vem prestando a assessoria necessária aos municípios que desejam avançar neste campo.

Poetas, músicos, capoeiristas e artistas da dança e literatura compareceram ao encontro, demonstrando interesse na construção dos elementos necessários ao Sistema Municipal de Cultura, assim como no conhecimento dos editais e outros instrumentos de fomento à cultura no Estado.

“Sou educadora e poetisa, agora me dedicando à literatura infantil, e, para mim, se descortinou um panorama de novas possibilidades ao conhecer toda essa estrutura e oportunidades de incentivo”, declarou a participante Aurora de Souza.

“O município precisa avançar na gestão da cultura, especialmente na organização de sua política pública, e esse foi um passo importante”, enfatizou Luiz Cunha, que assumiu recentemente como secretário de Governo de Coaraci e Diretor Municipal de Cultura, de quem partiu a iniciativa ao participar do III Encontro de Política e Gestão Culturais da Bahia, promovido pela SecultBA em Feira de Santana, no mês de agosto. Na oportunidade, o poeta Alfeu Amaral apresentou vários dos seus poemas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s