Território Metropolitano de Salvador realiza oficina para construção do PTDRS

No último dia 13 de setembro, ocorreu, no município de Candeias, a primeira oficina para discussão e reformulação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) do território Metropolitano de Salvador, no Centro de Formação do Professor. O encontro contou com a participação de equipes do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER), da Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan), da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (SEMA) e da Secretaria de Educação de Candeias, além da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), com as representantes territoriais. A sociedade civil se fez presente com cidadãos de povos de terreiros, quilombolas, agricultores, pescadores e grupos e coletivos. Juntos, eles discutiram temáticas como educação, saúde, mulher, idosos, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

De início, o consultor Cláudio Lasa apresentou um esboço do plano, com informações relacionadas a economia, saúde, educação, cultura, agricultura, meio ambiente, índice populacional, emprego e renda, e características geográficas do Território Metropolitano, tendo recebido sugestões de melhorias e mudanças por parte do grupo participante. Em seguida, focou, com o auxílio de Sarana Brito, da Coordenação de Políticas Territoriais, da SDR, nas dimensões e eixos, que são os elementos principais do plano: buscam estabelecer os objetivos, estratégias e metas que deverão ser pensados e colocados em prática no território.

O segundo momento do encontro foi marcado por debates, discussões e divisão de grupos. Cada participante buscou se enquadrar, de acordo com seu perfil e atuação, em uma das quatro dimensões disponíveis – socioeconômica; sociocultural e educacional; ambiental; e político-institucional –, e o conjunto identificou os desafios e potencialidades existentes na sua temática. O exercício foi bastante produtivo e, como o objetivo final é a reformulação do plano, entendeu-se que seria necessário dar seguimento aos trabalhos iniciados na primeira oficina, como forma de concretizar as estratégias e metas que responderão pelas dimensões.

Alguns grupos agendaram encontros posteriores, para continuar o diálogo e definir as estratégias, que deverão ser fundamentadas até o período da segunda oficina, a se realizar, possivelmente, no dia 10 de novembro, em Mata de São João. Também falaram na possibilidade de as equipes dialogarem entre si, na perspectiva de criar um plano mais consistente, democrático e participativo.

Entenda o PTDRS – A elaboração de novos Planos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PTDSS) está em processo nos 27 territórios de identidade da Bahia. Este trabalho resulta da necessidade de atualização a partir das deliberações da II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), realizada em 2013. Uma das mudanças, inclusive, está na absorção do conceito de “solidário” a estes documentos, que tiveram, portanto, sua nomenclatura alterada. O território Metropolitano de Salvador, no entanto, decidiu pela manutenção do nome de Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS)

A definição da metodologia de construção foi uma pactuação entre governos e os Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET). Todos os territórios de identidade baiano estão tendo a consultoria necessária, inclusive da SecultBA, no que se refere ao eixo da cultura e à garantia de um processo participativo e democrático de formulação de propostas territoriais. Os representantes territoriais de cultura dão este fundamental suporte de perto, acompanhando os NEDETs responsáveis pelos seus territórios, participando de reuniões e atuando como apoio permanente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s