Mais quatro municípios baianos aderem ao Programa Municípios Culturais

sem-titulo

Eunápolis, do território da Costa do Descobrimento, Caturama, da Bacia do Paramirim, Santa Terezinha, da Bacia do Paraguaçu, e Ibicuí, do Médio Sudoeste da Bahia, são os novos municípios que formalizaram adesão ao programa Municípios Culturais, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Agora, já são 10 os municípios – contando com os dianteiros Água Fria, Andaraí, Santa Bárbara, Santo Estevão, Senhor do Bonfim e Souto Soares – que compõem esta rede que objetiva o fortalecimento do setor cultural em todo o estado por meio da consolidação do Sistema Estadual de Cultura e da promoção de ações culturais estruturantes. Os gestores públicos têm a data limite de 31 de março de 2017 para formalizar o interesse de participação.

A mobilização dos entes municipais está em plena atividade, ainda que se reconheça que as investidas tomarão rumos mais abrangentes a partir de janeiro, quando do início dos novos mandatos nas prefeituras. Os representantes territoriais da SecultBA estão atuando de perto para prestar todo atendimento e motivação necessária aos municípios.

Lançado no último mês de agosto, o Municípios Culturais se consuma em duas linhas: “Fortalecimento do Sistema de Cultura”, que pretende estabelecer as condições para a organização necessária ao desenvolvimento do Sistema Estadual de Cultura da Bahia e dos sistemas municipais; e “Apoio ao desenvolvimento de ações culturais nos municípios”, em que os municípios que devidamente cumprirem as exigências da primeira linha poderão pactuar a realização conjunta de ações culturais, tais como consultorias, assessorias, oficinas, formações, encontros etc., distribuídas em sete categorias: Formação; Fomento; Institucionalização cultural; Arquivo e biblioteca; Linguagens artísticas; Patrimônio cultural; e Grupos identitários e tradicionais.

Mais informações, incluindo as datas e os documentos necessários para a adesão, estão disponíveis AQUI. Para contar com atendimento das Representações Territoriais da SecultBA, consulte a lista de servidores AQUI ou telefone para (71) 3103-3458.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s